Fred Nicácio, médico e fisioterapeuta, causou alvoroço nas redes sociais ao revelar ter supostamente passado por uma situação desconfortável. Entretanto, o que chamou atenção dos telespectadores do BBB 23 foi como o fisioterapeuta reagiu ao acontecido.
Durante uma conversa com os outros brothers, Nicácio disse que, enquanto ele ainda era fisioterapeuta, viu um paciente sendo entubado e disse que gostaria de fazer aquilo, uma enfermeira branca respondeu para ele que aquilo era “só para médicos”. Nicácio disse que voltou ao mesmo hospital após ter se formado como médico: “sete anos depois, voltei lá e ela foi minha enfermeira.”
A fala gerou indignação nos usuários das redes sociais e no enfermeiro Cézar Black, que também está confinado na casa, já que os profissionais da enfermagem não são subordinados aos médicos.
Após o assunto repercutir nas redes sociais, o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) emitiu uma nota de repúdio às falas de Ferd Nicácio: “A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas. A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalterniza, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente às demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria.”, diz a nota.