Renato Junior Luz Sanches, nasceu no dia 18 de agosto de 1997 em Portugal. Carinhosamente apelidado “Bulo” por sua avó, tem origens cabo-verdianas e sao-tomenses. Sanches começou a jogar futebol aos 8 anos no clube Águias da Musgueira.
No ano seguinte ingressou no Centro de Estágios do Benfica Lisboa. Em 2014, fez sua estreia profissional com o Benfica B, clube que joga na segunda divisão. Atuou pela seleção portuguesa pela primeira vez em 2016. Ainda em 2016, foi convocado para UEFA Euro, quebrando o recorde de Cristiano Ronaldo como jogador português mais jovem a participar da competição.
Foi eleito Golden Boy 2016 para o melhor jovem futebolista da Europa pela revista italiana Tuttosport . Perfomances que o levaram ao Bayern de Munique, onde conquistou dois títulos da liga, uma Copa e uma Supercopa na Alemanha, antes de uma passagem por empréstimo do Swansea.
Após uma terceira época sob contrato com o Bayern Munique, Renato Sanches acabou por sair em definitivo para o Lille, clube do Norte da França. Na segunda temporada com a camisola do Lille, 2020/2021, o médio de 24 anos sagrou-se Campeão de França.
Após uma terceira temporada com o LOSC, em que o clube terminou no 10° lugar, Renato Sanches acabou por sair O médio campeão da Europa pela seleção nacional (França 2016) trocou Lille por Paris até 2027 que custou cerca de 15 milhões de euros. A estrela esteve em Cabo Verde, pela primeira vez, aos 25 anos, em novembro do ano passado.
O medio centro é o cabo-verdiano com mais seguidos no Instagram , acumula um total de 4 milhões de seguidores. Atualmente, o “Golden Boy” joga no Paris Saint-Germain, junto de grandes astros do futebol como Messi, Neymar e Mbappé.